A burocracia é irmã da corrupção

 
O Brasil já teve um Ministério da Desburocratização. A pasta foi criada em 1979, ainda no período dos governos militares, e deu bons resultados, como o fim dos ridículos reconhecimentos de firma e autenticações de cópias de documentos em cartório. Mas a burocracia foi mais forte e continua firme, prejudicando o desenvolvimento do país. Por isso, vale a pena ler a entrevista que um ex-ministro da Desburocratização, João Geraldo Piquet Carneiro, deu à repórter Paula Oliveira na Revista Fecomércio. Piquet Carneiro foi ministro de 1983 a 1985, mas já estava na pasta desde sua criação, como braço direito do ministro Hélio Beltrão.
            Algumas frases de Piquet Carneiro:
            “No Executivo, é claro que se pode desburocratizar bastante, mas seria preciso que a Presidência da República transformasse isso em projeto de governo”.
            “A burocracia, no fundo, agrada muito ao autoritário”.
            “É difícil acabar com a burocracia, mas ela é ‘acabável’, ou melhor, reduzível”.
            “Em geral, criam-se normas sem se importar com os custos para o cidadão”.
            “A burocracia é irmã da corrupção”.
            “Mesmo se cercando de tantos cuidados, uma hora a administração pública vai ter que confiar no cidadão e também desfazer esse emaranhado de controles cruzados”.
            A entrevista de Piquet Carneiro pode ser lida em http://www.sistemafecomerciodf.com.br/portal/index.php/revista   

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha Captcha Reload

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>